Projecto

 

Todos os seres humanos possuem uma Base Biológica hereditária que nos pertence, isto por sermos da mesma espécie. Assim, predispomos de determinadas competências consideradas mais avançadas do que qualquer outro animal; contudo, essas competências apenas se desenvolvem a partir do convívio com outros seres humanos, ou seja, todas as nossas acções provêm de aprendizagens que foram feitas a partir do convívio com outros humanos. Portanto, a Sociabilidade torna-se uma necessidade radical do ser humano, pois todas as predisposições que o ser humano recebe não são entregues de forma acabada. Assim, as competências hereditárias só funcionam com base numa Socialização.



Socialização é um processo de um indivíduo ao integrar-se num determinado grupo social, adquirindo atitudes, crenças, e valores mais significativos da cultura desse grupo, e assumindo-os como seus próprios valores. Assim, a socialização refere-se à aprendizagem social que o indivíduo faz dos traços da cultura na sociedade em que vive.


Cultura é uma herança social constituída por condutas, ideias, costumes, sentimentos, atitudes, tradições comuns a uma colectividade e transmitidos às gerações vindouras. Cada cultura gere-se mediante os seus Padrões Sociais que são os guias de integração nas várias culturas, ou seja, modelos de comportamento e ainda são factores de segurança do indivíduo para a sociedade em que vive e da sociedade para o indivíduo.

 

 Assim, o que pretendemos no nosso projecto é mostrar até que ponto o ser humano pode ser diferente, por muito igual que seja, isto é, por muito que sejamos todos relativamente idênticos na nossa genética, a nossa socialização altera-nos bastante, fazendo mostrar uma enorme diversidade humana neste globo fechado.